quinta-feira, 3 de março de 2016

"O TÚNEL DE SILOÉ"

ARQUEOLOGIA E O ANTIGO TESTAMENTO.
"O TÚNEL DE SILOÉ"
O ano é 1880 dois jovens resolvem trocar a aula tediosa pelo banho refrescante em um tanque onde desemboca um antigo túnel. Durante o mergulho, eles encontram sinais semelhantes a fragmentos de texto inscritos na parede da estrutura. De volta à superfície, os meninos são surpreendidos pelo inspetor do colégio e, para escapar à punição, revelam a 'NOVIDADE'. Os sortudos perdem o dia de aula, se salvam do castigo e, prestaram um grande favor à humanidade desenterram a história do túnel bíblico de Siloé.

O TÚNEO DE SILOÉ: O famoso túnel de Siloé, escavado pelos engenheiros do Rei Ezequias, no oitavo século AEC, e mencionado em 2 Reis 20:20 e 2 Crônicas 32:30. Com mais de meio quilometro de extensão, o túnel abastecia a parte sul da antiga Jerusalém. Tradução do texto encontrado nas paredes do túnel dizia:

"(...) quando o túnel estava seco. (...) picaretas, cada homem após seu companheiro... foi ouvida a voz de um homem chamando seu companheiro, pois havia uma separação entre os dois grupos um que vinha cavando da direita e outro da esquerda ...”

Como é que as duas turmas de escavadores, escavando nas duas extremidades, conseguiram encontrar-se? Como conseguiram suficiente ar para respirar? Foi uma verdadeira façanha de engenharia, visto que a diferença de altitude entre as duas extremidades é de apenas 32 centímetros, apesar da extensão de 533 metros. O Rei Ezequias viveu na época em que a nação da Assíria estava conquistando tudo em seu caminho, os assírios estavam de volta, ameaçando Judá e Jerusalém. Segundo Crônicas 32:1-8 descreve a estratégia defensiva do Rei Ezequias de construir esse túnel. Esta escavação habilitava os habitantes a tirar água sem sair das muralhas protetoras, em tempo de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário