domingo, 13 de março de 2016

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS NA TERRA – QUATRO DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO

VERSÍCULO BÍBLICO DO DIA 23/03/2016 (Quarta-feira)
(Quarta-feira, 12 de Nisã do Ano 33 EC – Calendário Judaico)
Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze discípulos. Judas foi falar com os chefes dos sacerdotes e com os oficiais da guarda do Templo para combinar a maneira como ele ia lhes entregar Jesus.” (Lucas 22:2, 3)

FALTAVA QUATRO DIAS ANTES DE SUA ASCENSÃO
QUARTAS-FEIRA – APROXIMA-SE A ÚLTIMA PÁSCOA DE JESUS: Jesus terminou de ensinar aos quatro de seus apóstolos no monte das Oliveiras, respondendo à pergunta deles sobre sua futura vinda e o final do mundo, conta as ilustração da Virgem, dos talentos e sobre a separação das ovelhas dos cabritos. (Mateus25:1-46). A terça-feira foi um dia atarefado. Parece que o dia seguinte, quarta-feira, é um dia tranquilo para Jesus e seus apóstolos. Na terça-feira, ele havia repreendido os líderes religiosos e os expôs publicamente. Eles querem matá-lo. Por isso, ele não aparece em público nesse dia quarta-feira. Ele não quer que nada o impeça de celebrar a Páscoa com seus apóstolos após o pôr do sol na noite seguinte, quando começa a sexta-feira dia 14 de nisã. Mas os principais sacerdotes e os anciãos do povo não estão nada tranquilos. Antes da Páscoa, eles se reúnem no pátio da casa do sumo sacerdote, Caifás. Estão irritados porque Jesus expôs os seus pecados. Então tramam, “com astúcia, prender Jesus e matá-lo (Mateus 26:4, 5)

JUDAS NEGOCIA COM OS SACERDOTES
Neste dia esses líderes recebem uma visita inesperada, um dos apóstolo de Jesus, Judas Iscariotes, que pergunta-lhes “O que me darão para entregá-lo a vocês?” (Mateus 26:15) Deram-lhe trinta medas de prata, mostrando como desprezavam Jesus. E como Jesus tinha pouco valor pra eles. Os trinta siclos de prata que Judas recebeu era o preço dum escravo segundo o pacto da Lei mosaica. (Êxodo 21:32) Jesus serviu fielmente como pastor “espiritual” das “ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas ele não foi diretamente aos representantes pastorais de Israel, como fez um profeta do passado Zacarias, pedindo seu salário dizendo: “Se for bom aos vossos olhos, dai-me o meu salário.” (Zacarias 11:12) O valor do profeta Zacarias aos olhos de Deus era um “valor majestoso,” muito superior, a um valor de dum escravo.  No caso de Jesus, os representantes deveriam ter pago o salário por aceitá-lo como o verdadeiro Messias. Mas em vez disso três dias depois deram esse valor a Judas Iscariotes. E Judas em vez de colocou o dinheiro da traição na caixa dos apóstolos, ele guardou-o para si mesmo. (João 12:4-6) No caso do antigo profeta Zacarias, ele não ficou com os trinta siclos de prata que lhe foram pagos como seu salário. Porque o dinheiro pertencia ao seu Amo Deus, e por isso Deus lhe disse: “Lança-o na tesouraria.” Zacarias fez exatamente isso como Deus mandou. (Zacarias 11:12, 13)

1 Quando Jesus acabou de ensinar essas coisas, disse aos discípulos:
2 Vocês sabem que daqui a dois dias vai ser comemorada a Festa da Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado.
3 Os chefes dos sacerdotes e os líderes judeus se reuniram no palácio de Caifás, o Grande Sacerdote,
4 e fizeram um plano para prender Jesus em segredo e matá-lo.
5 Eles diziam: – Não vamos fazer isso durante a festa, para não haver uma revolta no meio do povo.

(MARCOS 14:1, 2, 10-14)
1 Faltavam dois dias para a Festa da Páscoa e a Festa dos Pães sem Fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei procuravam um jeito de prender Jesus em segredo e matá-lo.
2 Eles diziam: – Não vamos fazer isso durante a festa, para não haver uma revolta no meio do povo.
10 Judas Iscariotes, que era um dos doze discípulos, foi falar com os chefes dos sacerdotes para combinar como entregaria Jesus a eles.
11 Quando ouviram o que ele disse, eles ficaram muito contentes e prometeram dar dinheiro a ele. Assim Judas começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus.
12 No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, em que os judeus matavam carneirinhos para comemorarem a Páscoa, os discípulos perguntaram a Jesus: – Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor?
13 Então Jesus enviou dois discípulos com a seguinte ordem: – Vão até a cidade. Lá irá se encontrar com vocês um homem que estará carregando um pote de água. Vão atrás desse homem
14 e digam ao dono da casa em que ele entrar que o Mestre manda perguntar: 

1 Faltava pouco tempo para a Festa dos Pães sem Fermento, chamada Páscoa.
2 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei procuravam um jeito para matar Jesus em segredo porque tinham medo do povo.
3 Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze discípulos.
4 Judas foi falar com os chefes dos sacerdotes e com os oficiais da guarda do Templo para combinar a maneira como ele ia lhes entregar Jesus.
5 Eles ficaram muito contentes e prometeram dar dinheiro a ele.

6 Judas aceitou e começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus a eles, sem que o povo ficasse sabendo.

VER A PRÓXIMA LEITURA DA QUINTA-FEIRA: “ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA PÁSCOA” >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário