domingo, 13 de março de 2016

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS NA TERRA - SEIS DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO

VERSÍCULO BÍBLICO DO DIA 21/03/2016 (Segunda-feira)
(Segunda-feira 10 de nisã do Ano 33 EC. - Calendário Judaico)
“Jesus entrou no pátio do Templo e expulsou dali os vendedores. Ele lhes disse: “A minha casa será uma ‘Casa de oração’.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões.”. (Marcos 11:7)

FALTAVA SEIS DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
SEGUNDA-FEIRA - JESUS AMALDIÇOA UMA FIGUEIRA:  Cedo na manhã de 10 de nisã, segunda-feira, eles estão indo para Jerusalém. Jesus está com fome. Assim, quando vê uma figueira, se dirige a ela para ver se há figos. Agora é fim de março, mas a época dos figos é só em junho. No entanto, a figueira brotou cedo e tem folhas, o que leva Jesus a achar que ela já tem figos. Ele descobre, porém, que não há frutos. As folhas dão à árvore uma aparência enganosa. Por isso, Jesus diz: “Nunca mais ninguém coma do seu fruto.” (Marcos 11:14) Imediatamente a árvore começa a secar. O significado disso será esclarecido por Jesus na manhã seguinte.

JESUS PURIFICA O TEMPLO:  Hoje Jesus faz algo similar ao que fez a três anos antes, na Páscoa de 30 EC. (João 2:14-16) Desta vez, Jesus expulsa ‘os que vendem e compram no templo’. Também derruba ‘as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendem pombas’. (Marcos 11:15) Ele diz: “Não está escrito: ‘Minha será chamada casa de oração para todas as nações’? Mas vocês fizeram dela um abrigo de ladrões.” (Marcos 11:17) Ele chama esses homens de ladrões porque eles cobram muito caro daqueles que precisam comprar animais para oferecer como sacrifícios

OUVIRAM A VOZ DE DEUS: Jesus diz: “Pai, glorifica o teu nome.” Uma voz poderosa responde desde os céus: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei de novo.”  (João 12:27, 28) As pessoas que estão por perto ficam confusas. Alguns acham que ouviram um trovão. Outras dizem: “Um anjo falou com ele.” (João 12:29) Três anos e meio antes, no batismo de Jesus, João Batista ouviu Deus dizer: “Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo.” Mais tarde, depois da Páscoa de 32 EC, Tiago, João e Pedro presenciaram a transfiguração de Jesus. Esses três homens ouviram Deus declarar: “Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo. Escutem-no.” (Mateus 3:17;17:5) Mas agora, desta terceira vez, quando Deus fala, muitos podem ouvir. Jesus diz: “Essa voz não veio por minha causa, mas por causa de vocês.” (João 12:30) Essa era uma prova de que ele é realmente o Filho de Deus, o prometido Messias.
LEITURA BÍBLICA DE HOJE: Marcos 11:12-18; Lucas 19:45-48; João 12:20-27.

(MARCOS 11:12-18)
12 No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome.
13 Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos.
14 Então disse à figueira: – Que nunca mais ninguém coma das suas frutas! E os seus discípulos ouviram isso.
15 Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, ele entrou no pátio do Templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas.
16 E não deixava ninguém atravessar o pátio do Templo carregando coisas.
17 E ele ensinava a todos assim: – Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões!
18 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar um jeito de matar Jesus. Mas tinham medo dele porque o povo admirava os seus ensinamentos.

(JOÃO. 12:20-50)
20 Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus.
21 Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: – Senhor, queremos ver Jesus.
22 Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus.
23 Então ele respondeu: – Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem.
24 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo.
25 Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.
26 Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.
27 Jesus continuou: – Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim.
28 Pai, revela a tua presença gloriosa! Então do céu veio uma voz, que dizia: – Eu já a revelei e a revelarei de novo.
29 A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus.
30 Mas ele disse: – Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês.
31 Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso.
32 E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim.
33 Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer.
34 A multidão perguntou: – A nossa Lei diz que o Messias vai viver para sempre. Como é que o senhor diz que o Filho do Homem precisa ser levantado da terra? Quem é esse Filho do Homem?
35 Jesus respondeu: – A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai.
36 Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz. Depois que Jesus disse isso, foi embora e se escondeu do povo.
37 Eles tinham visto Jesus fazer todos esses milagres, mas não criam nele,
38 para que se cumprisse o que disse o profeta Isaías: “Senhor, quem creu na nossa mensagem? E quem viu que era o Senhor que estava agindo?”
39 Não podiam crer porque, como disse Isaías:
40 “Deus cegou os olhos deles e fechou a mente deles, para que não vejam, e não entendam, e não se voltem para ele, e sejam curados por ele.”
41 Isaías disse isso porque viu a revelação da natureza divina de Jesus e falou a respeito dele.
42 No entanto, muitos líderes judeus creram em Jesus, mas não falavam publicamente a favor dele para que os fariseus não os expulsassem da sinagoga.
43 Eles gostavam mais de ser elogiados pelas pessoas do que de ser elogiados por Deus.
44 Jesus disse bem alto: – Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou.
45 Quem me vê vê também aquele que me enviou.
46 Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão.
47 Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo.
48 Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia.
49 Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar.

50 E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer.

VER A PRÓXIMA LEITURA DA TERÇA-FEIRA: “A VIÚVA POBRE” >>
CLIQUE AQUI>>A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS NA TERRA - CINCO DIAS ANT...


Nenhum comentário:

Postar um comentário