terça-feira, 15 de março de 2016

A ALDEIA DE BETÂNIA

A ALDEIA DE BETÂNIA: Era uma aldeia a “cerca de três quilômetros” de Jerusalém, encontrava-se na encosta leste do monte das Oliveiras, num antigo acesso a Jerusalém vindo de Jericó. Assim como Cafarnaum era o lar de Jesus na Galiléia, Betânia poderia ser chamada de seu lar na Judéia. Era o lar de Marta, Maria e Lázaro, que se tornaram amigos amados de Jesus. Foi ali que Jesus, mais tarde, realizou o milagre da ressurreição de Lázaro.

UM LUGAR DE PAZ: Durante seu ministério na Judeia, onde enfrentou muita oposição e hostilidade, Jesus sempre se hospedava em Betânia, sem dúvida, ele apreciava aquele ambiente de paz, onde recebia bastante apoio. Durante os últimos quatro dias da sua vida terrestre, Jesus passava o dia em atividade em Jerusalém, mas à noite ele e seus discípulos deixavam a cidade grande para se alojar na modesta aldeia de Betânia, na encosta leste do monte das Oliveiras, no lar de Marta, Maria e Lázaro. Era costume naquele tempo quando um convidado chegava, era recebido com um beijo, suas sandálias eram retiradas, seus pés eram lavados e um refrescante óleo perfumado era derramado em sua cabeça. (Lucas 7:44-47) Quarenta dias depois da ressurreição de Jesus, quando chegou o tempo se despedir dos seus discípulos, ele os levou, não ao templo, mas, antes, “para fora, até Betânia”, no monte das Oliveiras, onde começou a sua ascensão.


NA PÁSCOA: Seis dias antes da última Páscoa Jesus chegou a Betânia. Após o sábado ele usufruiu uma refeição noturna no lar de Simão, o leproso, da qual participaram Marta, Maria e Lázaro. Este foi o cenário de Maria ungi-lo com óleo dispendioso, o que provocou a objeção hipócrita de Judas e a censura que Jesus lhe deu. (Mateus 26:6-13; Marcos 14:3-9; João 12:2-8) No dia seguinte Jesus fez a sua triunfal entrada em Jerusalém, montado num jumento, evidentemente cruzando o monte das Oliveiras pelo caminho que saía de Betânia. Foi em caminho de Betânia para Jerusalém, que Jesus amaldiçoou a figueira infrutífera, que já havia murchado totalmente quando ele e seus discípulos passaram por ela no dia seguinte. (Marcos 11:12-14, 19, 20) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário